segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pausa para falar de Educação

Interrompo a série sobre poesia, mas voltarei ao tema na próxima postagem.

. . . . . .

Em novembro do ano passado, a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva respondeu algumas perguntas feitas por Luiz Costa Pereira Junior, editor da (ótima) revista Língua Portuguesa (Editora Segmento)*.

Antes de discutir o conteúdo da entrevista, considero apropriado falar sobre a trajetória da entrevistada.

Maria do Pilar Lacerda foi também secretária de Educação em Belo Horizonte, durante a segunda administração (2005-2009) de Fernando Pimentel - hoje, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Longe de ser unanimidade entre os trabalhadores da área, aqui na cidade, foi francamente hostilizada pela diretoria do sindicato ao qual sou filiado. Apesar disso, é preciso reconhecer que Maria do Pilar não é uma tecnocrata obcecada por números e cumpridora de regulamentos "para inglês ver", nem uma acadêmica deslumbrada, imersa no "mundinho" universitário e distante das agruras da realidade escolar (pessoas que geralmente ocupam esses cargos nos governos, à esquerda ou à direita do espectro político-partidário). Ao contrário, foi professora de História na Rede Pública local por anos; posteriormente eleita, pela comunidade, diretora do segundo colégio mais antigo mantido pelo município. É, portanto, alguém que vivenciou o dia-a-dia da educação básica, experiência nada desprezível. Talvez, por isso, tenha continuado no MEC, uma vez mantido o ministro Fernando Haddad, após a eleição de Dilma Rousseff. Pode-se concordar ou não com ela, mas trata-se de alguém com credenciais para falar sobre Educação.

Ao ser perguntada sobre a queda de qualidade, a partir do aumento da oferta de vagas verificado nas últimas décadas, a secretária, acertadamente, observa:

"Todo mundo estudava, na época [em que ela própria era estudante primária], em escola pública. Mas quanto era esse "todo mundo"? Uns 10% da população. O Brasil não estava acostumado a fazer tudo para todos, com qualidade".

E acrescenta:

"Para certa mentalidade [elitista], é  incômodo o conceito de algo ser feito para todos. Mas se a escola era boa, e não para todo mundo, então não era pública. Era gratuita, não pública".

Pilar reconhece os desafios colocados para o governo: "Decididamente, é difícil. Temos de dar conta da agenda dos séculos 18 ao 20 junto com a do 21 [...]".

Mas é quando discute propriamente temas ligados ao ensino da Língua Portuguesa e ao trabalho com a leitura que a entrevista  ganha importância, sobretudo no que se relaciona às desagradáveis situações observadas na escola em que atualmente trabalho (falo disso mais adiante).

O entrevistador pergunta: "Como reverter os baixos índices de compreensão e produção de texto?". A secretária responde:

" É difícil trabalhar em aula com interpretação e redação, para uma geração cujos pais não leem ou leem pouco ou mal. A leitura é importante para essas famílias, mas pais e mães não conseguem traduzir essa importância, nem poderiam. A escola, por sua vez, se ressente de receber a todos, pois idealizou um aluno que não existe mais. Deve ensinar a ler, interpretar, refletir e redigir uma população que não é mais a de seus sonhos. Não é a família de anúncio de margarina ou dos Flinstones, com pai, mãe, menino, menina, empregada e cachorro. Esse desenho não existe nem mais na classe média, mas a escola formatou o modelo de menino com quartinho para estudar, mesinha, livro na prateleira e mãe com tempo para fazer dever com ele".

E como a instituição escolar tem reagido?

"O fato de não estar instalada nos anos 50 já deveria mexer com a escola, mas não o tem feito a ponto de fazê-la mover-se espontaneamente. Ao procurar respostas, uma escola assim só vê o impasse: a culpa é dos alunos sem base ou dos professores mal preparados? Só agora começamos a dar um salto no debate sobre o papel do ensino para esse público novo".

Sobre o cenário sociocultural em que a escola está inserida, e do qual a leitura tenta fazer parte, Pilar, a meu ver, faz a avaliação adequada:

"A vida contemporânea não induz à leitura. Com a Internet, TV, redes sociais e o celular, há outro tipo de comunicação. Quando se imagina literatura, pensa-se na pessoa relaxada, lendo Machado de Assis. Hoje, até o movimento corporal desse leitor é outro".

. . . . . .

Na escola pública em que trabalho, dentro da equipe (?) de meu setor, é possível encontrar pessoas ainda presas a essa imagem idealizada do estudante e da família. Pior ainda: persistem no imobilismo e na acomodação funcional. Não vão ao encontro das crianças, adolescentes, jovens e adultos concretos, reais, com os quais deveriam interagir. Além do mais, consciente ou inconscientemente, não atuam na promoção da leitura - o que é um descalabro, em se tratando de uma biblioteca escolar. É ou não é para desanimar qualquer um?

* O papel do idioma na escola. Língua Portuguesa, São Paulo, n. 61, p. 10-14, nov. 2010 [Editora Segmento]

BG de Hoje

Quando fui professor na Rede Estadual/MG, certa vez levei esta canção dos TITÃS para uma discussão em sala de aula, junto com uma matéria de jornal da área da Economia. Nosso objetivo era compreender melhor a tal globalização e acho a letra de Disneylândia (disponível aqui) perfeita para isso. NOTA: No vídeo, a atual formação da banda, com Branco Mello tocando o baixo.