quarta-feira, 1 de julho de 2009

Coleções



É difícil adaptar-se a um novo local de trabalho. Principalmente pra quem, como eu, não domina a nobre arte da cara-de-pau. Aos poucos, tudo se ajeita. Ou não. Pouco me importa.

Observo a biblioteca; fico contente. Muito mais livros (como eu supunha) do que na antiga escola. E vi algumas coleções que marcaram (e marcam) minha trajetória de leitor.

De início, encontrei exemplares da série Grandes Sucessos, da Abril Cultural, publicados no início dos anos 1980. Cá estão Horace McCoy, Philip Roth, Nikolai Gógol, Aldous Huxley, Scott Fitzgerald, James Baldwin e muitos outros. Da mesma Abril Cultural, há também exemplares da série clássica (cujo nome desconheço, mas que foi lançada no final dos anos 1970 e início da década seguinte) com autores como Shakespeare, Balzac, Joseph Conrad, Herman Melville, Victor Hugo... Lembro, quando ainda era criança, de ver minha irmã mais velha trazendo para casa aqueles livros volumosos, capa dura, e que eram vendidos periodicamente nas bancas de revistas. Passados tantos anos, alguns livros da coleção dela se perderam. Contudo, agora posso (re)ler quase todos, disponíveis na "nova" biblioteca.

Ocorreu-me agora outra lembrança: livros que chegavam pelo correio, graças às encomendas de meu irmão (já falecido), sócio do extinto (e saudoso) Círculo do Livro. Há algumas dezenas de exemplares do Círculo aqui onde trabalho.

Essas coleções - que uniam um pouco de tudo: tino comercial dos editores, facilidade de compra, consumidores não tão exigentes quanto ao acabamento material do produto - ocuparam (e ocupam) um lugar muito especial, tenho certeza, na memória de milhares de leitores Brasil afora.

Creio também ter sido o caso da coleção Vaga-lume, da série Para Gostar de Ler e os clássicos das Literaturas Brasileira e Portuguesa que integravam a coleção Bom Livro - todas publicadas pela Ática - e que eram execradas pela crítica especializada, insatisfeita com a qualidade editorial das mesmas (eu sempre gostei...).

Acredito que a sofisticação que cada leitor atinge, progressivamente, é perseguida página a página. E coleções desse tipo podem servir como passo inicial nesse percurso.