quinta-feira, 3 de maio de 2012

Porta de banheiro



Já deve ter dado até tema para trabalhos acadêmicos, arrisco. Falo das portas de banheiro, mais especificamente das frases que usuários deixam como legado de sua sabedoria aos pósteros, cagões e mijões pensantes que ocuparão tão nobre (e necessário) espaço num futuro nem tão distante.

Muitos já devem ter escrito e comentado a respeito desses dizeres ora sarcásticos, ora espirituosos, ora francamente imbecis e, infelizmente, nalgumas vezes, cheios de racismo, homofobia e outras mostras de intolerância. Mas apesar do tema ser batido, não consegui escapar dele.

Outro dia, numa dessas instalações sanitárias, li a seguinte frase: "Eu estou com Jesus, e você?". Supus, obviamente, tratar-se da mensagem de uma pessoa inclinada para o lado religioso da existência. Deve ter achado que fez um ato louvável ao escrever tão grandiloquente informe na porta de um banheiro público...

Na semana seguinte, duas novas frases apareceram como respostas: "Eu estou mijando" e "Tô cagando". Que exemplo mais perfeito de objetividade! Se estamos próximos a uma latrina, nada mais lógico que estejamos lá para urinar e defecar! Fiquei verdadeiramente fascinado com o registro desses dois respondedores, certamente adeptos de uma visão pragmática do mundo.

No dia ulterior, o toque irreverente: 1) alguém puxou uma seta diretamente da palavra Jesus e acrescentou "Luz?", provavelmente referindo-se ao modelo brasileiro que se tornou famoso por ter sido namorado da popstar Madonna; 2) outro alguém registrou: "Estou com a Maria Madalena". Nas duas respostas, duas tentativas de afirmação da identidade: uma homossexual (será?); outra heterossexual (será?).

Mas o melhor ficou para o final. Exemplo da mais pura lucidez: alguém escreveu simplesmente "Eu estou vivo".

Não consigo imaginar melhor resposta.

P.S. Ah, estou acompanhando este interessantíssimo debate até hoje. Bom, pelo menos até que a porta seja limpa. O que duvido que ocorra nas próximas semanas.

BG de Hoje

Não sou muito fã de MARILYN MANSON, mas tenho que admitir que os clipes de suas canções são ótimos. Como esse, de This is the new shit.