sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Biela (I)

Mikhail Bakhtin, teorizando a relação do autor com a personagem *, defende que

" [...]  o autor acentua cada particularidade da sua personagem, cada traço seu, cada acontecimento e cada ato de sua vida, os seus pensamentos e sentimentos, da mesma forma como na vida nós respondemos axiologicamente a cada manifestação daqueles que nos rodeiam ; na vida, porém, essas respostas são de natureza dispersa, são precisamente respostas a manifestações particulares e não ao todo do homem, a ele inteiro [...]".

Ou seja, na vida comportamo-nos em relação ao outro sempre levando em consideração os contextos específicos de convivência, que variam no tempo histórico. Não é possível (ainda que se deseje fazê-lo) enfeixar o  outro num único invólucro imediatamente reconhecível - mesmo que, provisória e precariamente, qualifiquemos alguém como sendo irritadiço, compreensivo,  esnobe, etc. "Já na obra de arte" - escreve Bakhtin - " a resposta do autor às manifestações isoladas da personagem se baseiam numa resposta única ao todo da personagem, cujas manifestações particulares são todas importantes para caracterizar esse todo como elemento da obra".

Segundo o pensador russo, "a luta do artista por uma imagem definida da personagem é, em um grau considerável, uma luta dele consigo mesmo".

Julgo importante fazer essas considerações preliminares porque tenciono discutir a composição de uma personagem criada por Autran Dourado, na novela  Uma vida em segredo. Biela, protagonista da narrativa, é o único eixo que sustenta todo esse extraordinário livro.
Dourado conseguiu criar personagens memoráveis em outros de seus trabalhos - como, por exemplo, os membros da família Honório Cota, no romance Ópera dos mortos, do qual falarei noutra oportunidade - mas a Biela de  Uma vida em segredo demonstra um  acabamento  (no sentido estético, literário) notável dentro da Literatura Brasileira.

Trato disso na próxima semana.
___________
* BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem. In: ____________. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 3-20 [ tradução de Paulo Bezerra ]


BG de Hoje

Na minha opinião,  Little Wing  é a mais bela composição de JIMI HENDRIX, considerado, com acerto, o melhor guitarrista de todos os tempos. Mas STEVIE RAY VAUGHAN toca essa canção maravilhosamente, quase tão bem como a lenda Hendrix.