terça-feira, 20 de maio de 2014

Duas sugestões - Literatura Juvenil

Interrompo a série de postagens sobre leitura fora da escola para sugerir duas ótimas obras que podem agradar ao leitor adolescente.

Aproveitando a "onda Shakespeare" neste ano (em razão do quadringentésimo quinquagésimo aniversário de nascimento do autor inglês), uma boa pedida é William Shakespeare e seus atos dramáticos*, exemplar da coleção Mortos de fama, da editora Claro Enigma. Biografia muito bem-humorada, com o texto ágil, típico de almanaque, e as ilustrações despretensiosas que caracterizam a coleção, o livro tem ótimas sacadas, como o "diário secreto" do escritor e o "box" intitulado shakespearenas (no qual se anotam curiosidades sobre a vida e a obra do dramaturgo). Mas a seção de que mais gostei foi Nas luzes da ribalta, uma espécie de resumo dos trabalhos mais destacados de Shakespeare. Nessa seção, as "traduções" para famosas falas das peças são muito engraçadas. Veja esta, por exemplo, para um trecho célebre de Macbeth:

" ' A vida é apenas uma sombra ambulante, um pobre cômico que se empavona e se agita por uma hora no palco, sem que seja, após, ouvido; é uma história contada por idiotas, cheia de som e fúria, que nada significa '.Tradução: Não devia ter saído da cama hoje..."

. . . . . . .

Quem aprecia obras ficcionais de terror (meu caso) não deveria deixar de ler Coraline**, de Neil Gaiman, autor da série de quadrinhos Sandman  e do livro de contos Coisas frágeis (obras das quais gosto muito), entre outras publicações. Em Coraline, uma adolescente, ao atravessar certa porta fora de uso dentro de casa, entra num mundo fantástico, obscuro e assustador, mas que, bizarramente, assemelha-se à "realidade" domiciliar a que estava acostumando-se. Naquele mundo existe uma entidade maligna que o controla e está sequiosa de ocupar o papel de mãe da garota. O diálogo abaixo revela um pouco dessa entidade:

" - Eu juro - dissse a outra mãe - Eu juro pelo túmulo da minha mãe. - Ela tem um túmulo? - perguntou Coraline. - Oh, sim - disse a outra mãe - Eu mesma a coloquei lá. E quando descobri que estava tentando arrastar-se para fora, coloquei-a de volta".

Na próxima postagem, comento outros dois livros também voltados para o público juvenil (ambos de Eliane Ganem).
___________
* DONKIN, Andrew. William Shakespeare e seus atos dramáticos. São Paulo: Claro Enigma, 2012 [Ilustrado por Clive Goddard e tradução de Eduardo Brandão]

** GAIMAN, Neil. Coraline. Rio de Janeiro: Rocco, 2003 [Ilustrado por Dave Mckean e tradução de Regina de Barros Carvalho]

BG de Hoje

Já foi BG aqui, mas gosto muito dessa canção e resolvi repetir. Para mim é a "prova" de que as raízes do NIRVANA brotaram do punk: Breed.