segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pré-condições para o exercício da Literatura



" É isso aí. A liberdade intelectual depende de coisas materiais. A poesia depende da liberdade intelectual [...] Foi por isso que coloquei tanta ênfase no dinheiro e num quarto próprio".


Virginia Woolf - Um teto todo seu

 
Em 1929, foi publicado o ensaio Um teto todo seu* (A room of one's own, no original), de Virginia Woolf. Resultado de duas conferências pronunciadas em estabelecimentos de ensino para mulheres, na Inglaterra, o texto versaria sobre a relação entre estas e a ficção. A escritora, achando que não conseguirá cumprir o primeiro dever de um conferencista - "estender-lhes, após uma hora de exposição, uma pepita de verdade para que a guardem entre as páginas de seus cadernos de notas e para sempre a conservem sobre o consolo da lareira" - defende a seguinte opinião no ensaio:

"a mulher precisa ter dinheiro e um teto todo seu se pretende mesmo escrever ficção; e isso, como vocês irão ver, deixa sem solução o grande problema da verdadeira natureza da mulher e da verdadeira natureza da ficção".

O ensaio incide, principalmente, sobre os elementos (materiais, históricos, filosóficos e psicológicos) imprescindíveis, na visão da escritora, para que as mulheres possam realizar trabalhos literários. Em dado momento, ela se pergunta: "Por que os homens bebiam vinho e as mulheres, água? Por que um sexo era tão próspero e o outro, tão pobre? Que efeito tinha a pobreza na ficção? Quais as condições necessárias para a criação de obras de arte?"

. . . . . .

No capítulo II, a ensaísta nos informa que herdara quinhentas libras anuais de uma tia que viveu na Índia. Soube dessa notícia na mesma noite em que foi aprovado, na Inglaterra, o direito de voto às mulheres. Com franqueza, escreve:

"Dos dois - o voto e o dinheiro - o dinheiro, devo admitir, pareceu-me infinitamente mais importante. Antes disso, eu ganhara a vida mendigando trabalhos esporádicos nos jornais, fazendo reportagens sobre um espetáculo de burros aqui ou um casamento ali : ganhara algumas libras endereçando envelopes, lendo para senhoras idosas, fazendo flores artificiais, ensinando o alfabeto a crianças pequenas num jardim de infância. Tais eram as principais ocupações abertas às mulheres antes de 1918".


A renda fixa promoveu uma "mudança de ânimo", pois ao cessarem "o esforço e o trabalho árduo", cessaram também "o ódio e a amargura". E assim, pode-se dedicar tempo à Literatura...

Mais à frente, no capítulo VI, Virgínia Woolf acrescenta à sua argumentação longo excerto escrito pelo professor Arthur Quiller-Couch, do qual destaco o seguinte trecho (tenha em mente que ele fala mirando a Inglaterra de seu tempo):

"É certo - por mais desonroso que seja para nós como nação - que, por alguma falta de nossa comunidade, o poeta pobre não tem hoje em dia, nem teve nos últimos duzentos anos, a mínima chance. Creiam-me - e passei uns bons dez anos observando umas trezentas e vinte escolas primárias -, podemos tagarelar sobre a democracia, mas, na verdade, uma criança pobre na Inglaterra tem pouco mais esperança do que tinha o filho de um escravo ateniense de emancipar-se até a liberdade intelectual de que nascem os grandes textos".


Por trás de um bom livro ficcional (penso, por exemplo, em Rumo ao farol, da própria Virgínia Woolf) há, evidentemente, o intelecto (e também o talento) de sua autora. Esse intelecto, contudo, para atingir toda a sua potencialidade, depende de condições bem objetivas, que podem ser mensuradas e quantificadas. Sem olhares cor-de-rosa: a Literatura, como tudo na existência, não escapa aos condicionamentos materiais.
_____________
* WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985 [tradução de Vera Ribeiro]

BG de Hoje

Há determinados grupos que entram para a história da música pop na categoria das lendas. É o caso dos YARDBIRDS. Afinal, quantas bandas de rock podem dizer que, entre seus membros, estiveram três dos maiores guitarristas do gênero: Eric Clapton, Jimmy Page e Jeff Beck? (o último está no vídeo abaixo, tocando na canção Heart full of soul).